A associação empresarial Gerês Viver Turismo comemora esta terça-feira, Dia Mundial do Turismo, com actividades direccionadas para pessoas com limitações cognitivas e motoras, tendo convidado instituições do distrito de Braga para participarem nas mesmas.
Respondendo ao apelo da Organização Mundial do Turismo para este ano ‘Turismo para Todos – Promover a Acessibilidade Universal, foram várias as entidades do distrito de Braga que aceitaram o desafio da ‘Gerês Viver Turismo’, em parceria com as empresas Geresmont e Selvagem Aventura: delegação de Braga da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), da CERCIGUI (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados) de Guimarães e da AIREV (Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes) de Vizela, num total de cerca de trinta pessoas.
A Câmara de Terras de Bouro presta apoio logístico e as actividades são desenvolvidas em parceria com três empresas de animação turística (Equi Campo, Equi Desafios e Parque Cerdeira), sediadas naquele concelho.
Os participantes são acompanhados por profissionais qualificados, para além dos monitores das instituições. Hipoterapia (contacto/terapia com cavalos), passeio de bicicleta e caminhada interpretativa são as actividades a levar a efeito na área envolvente à aldeia de Campo do Gerês, Barragem de Vilarinho da Furna e Mata de Albergaria (área protegida), devidamente enquadradas com as capacidades de cada grupo de utentes/participantes.
Uma iniciativa, gratuita, que possibilita o contacto directo com a Natureza, a montanha, e alguma da fauna e flora existente no Gerês, a pessoas que por várias e diferentes razões não o podem fazer autonomamente, demonstrando ao mesmo tempo que este tipo de território e património pode e deve ser para todos.