Militares do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS) resgataram, ao princípio desta noite de quarta-feira, cinco pessoas da mesma família na zona de Vilar da Veiga, próximo da Cabana do Cando, no Gerês. Tratava-se de duas mulheres, de 53 e 45 anos, dois jovens de 18 e 21 anos, e uma criança com 10 anos.
Eram 18 horas quando a chamada de emergência foi recebida pelas autoridades. Depois do contacto com um dos membros da família, via telemóvel, e de registadas as coordenadas GPS, a equipa do GIPS da GNR foi em socorro das vítimas, numa zona considerada de difícil acesso.
EXAUSTOS E FERIDOS
As vítimas encontravam-se exaustas, sem água e duas delas com impossibilidade de andar, uma vez que a mulher de 45 anos tinha recentemente sido sujeita a uma intervenção cirúrgica e o jovem, de 21 anos, apresentava ferimentos e hematomas nos joelhos, devido a duas quedas.
OPERAÇÃO DE RESGATE
De acordo com o relato das autoridades, a equipa teve que percorrer cerca de 8 quilómetros por trilhos, a partir da Cascata do Arado, até localizar as vítimas, pelas 19h30, numa zona de montanha e de vegetação densa.
Os militares verificaram que as vítimas estavam desorientadas, bastante cansadas e desidratadas, sendo necessário proceder à sua estabilização, disponibilizando-lhes água, magnésio e mantas térmicas.
HELICÓPTERO
Devido à impossibilidade de duas das vítimas poderem caminhar pelos próprios meios, foi accionado um helicóptero, que evacuou quatro elementos do grupo.
Um dos elementos do grupo acompanhou os militares do GIPS até à Cascata do Arado, onde se encontrava INEM e elementos dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro.
Carlos Machado Silva (CP 3022)