Militares da GNR de Barcelos e de Esposende apanharam na madrugada desta quarta-feira em flagrante um homem de 39 anos quando assaltava um restaurante em Belinhos, Esposende. O indivíduo, já conhecido das autoridades por suspeita de vários furtos qualificados, foi surpreendido por uma patrulha da GNR que efectuava uma ronda ao local.
Alertada para a presença de garrafas de bebidas alcoólicas e tabaco no exterior do estabelecimento, entre outros produtos, os militares da GNR entram em acção, deparando-se com o suspeito, natural de Vila Chã, Esposende, a tentar fugir, envergando um passa-montanhas, que acaba por ser capturado. Está agora indiciado por furto qualificado.
A GNR apreendeu, além de uma viatura ligeira de passageiros, um milhar de euros em dinheiros, mais de 60 bebidas brancas, cerca de uma centena de maços de tabaco e diversos produtos, e ainda os ‘instrumentos’ usados no assalto, como luvas, lanterna e pé-de-cabra.
Refira-se que o NIC de Barcelos vem investigando várias situações criminais, sendo que o agora detido é o suspeito principal em mais de uma dúzia delas.
De uma forma geral, o suspeito, que havia sido constituído arguido muito recentemente, usava como método a introdução nos estabelecimentos, ora por estroncamento, ora por arrombamento de portas ou janelas com recurso a chaves de fendas e pé de cabra. Já no interior, primava por furtar tabaco avulso ou contido no interior das máquinas de tabaco, que estroncava e arrombava para o efeito, dinheiro da caixa registadora, dinheiro das máquinas de venda de produtos alimentares ou de jogos, outro dinheiro que encontrasse em gavetas, cofres ou secretárias e bebidas espirituosas, etc.
O detido é presente amanhã ao Tribunal de Esposende, pelas 10 horas.