Vai para a estrada, amanhã e sexta-feira, a Operação “Smartphone, Smartdrive”, lançada pela GNR com o intuito de aumentar a fiscalização ao uso indevido do telemóvel durante a condução, procurando reduzir os níveis de sinistralidade rodoviária associados a esta infracção.
A GNR alerta para o facto de a utilização incorrecta e o manuseamento de telemóveis, tablets ou dispositivos similares, para a realização de chamadas, envio de SMS ou consulta de redes sociais, durante a condução acarreta riscos associados, designadamente distracção visual (tira os olhos da estrada), limitação motora (tira as mãos do volante) e condicionamento cognitivo (distracção na condução).
No último ano foram controladas pela GNR mais de um milhão e 400 mil viaturas, tendo sido detectadas cerca de 29 mil infracções por uso indevido do telemóvel durante a condução, um aumento de 30% em relação a 2014. Desse total, 2411 foram detectadas no distrito de Braga. O “ranking” dos mais infractores é liderado pelo Porto, com 4826.