Vai para a estrada esta sexta-feira a primeira fase da ‘Operação Hermes – Viajar em Segurança’, promovida pela GNR, que consistirá na intensificação das acções de patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias.
Em comunicado, a Guarda explica que o objectivo é garantir a segurança de todos aqueles que circulam nas estradas, durante os deslocamentos de e para os locais de veraneio e eventos de diversa natureza próprios desta altura do ano.
Nesta primeira fase, que se estende entre sexta-feira e domingo, as acções de patrulhamento serão direccionadas sobretudo para a zona Sul do país.
Para além da actuação preventiva e de apoio, os militares da GNR empenhados, do efectivo da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, estarão particularmente atentos aos comportamentos de risco que coloquem em causa a segurança rodoviária.
A GNR estará especialmente atenta à condução sem habilitação legal, condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, ao excesso de velocidade, à incorrecta ou não utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção de crianças, à utilização indevida do telemóvel e a manobras perigosas de ultrapassagem, mudança de direcção, inversão do sentido da marcha, cedência de passagem, distância de segurança e circulação na via mais à direita.
Esta operação é composta por seis fases, sendo reforçada nos principais períodos de deslocação dos veraneantes e estendendo-se até 3 de Setembro. A segunda fase decorre de 14 a 16 de Julho.