A GNR intensifica a partir de quarta-feira e até à próxima domingo, em todo o território nacional, as acções de controlo de velocidade. Durante este período todos os equipamentos de controlo de velocidade (móveis e fixos) são colocados em todas as vias onde o excesso de velocidade representa um risco acrescido de acidentes de viação.
De acordo com os números divulgados esta terça-feira pela Guarda, entre os mais de 2 milhões e 300 mil condutores controlados, dos quais mais de 44 mil circulavam em excesso de velocidade.
Portalegre e Braga foram os distritos com mais cumpridores com, respectivamente, 307 e 655 casos de violação dos limites de velocidade. Já Setúbal (5831) e Aveiro (5440) são os dos distritos com o ‘pé pesado’.
A operação é realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network, organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route, um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.