A GNR intensifica, a partir deste sábado e até ao próximo dia 2 de Janeiro, o patrulhamento e a fiscalização rodoviária nos itinerários de e para os locais associados às festividades do Ano Novo. O objectivo é reforçar a segurança e prevenir a ocorrência de acidentes rodoviários.
Durante a operação serão empenhados militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, reforçados pela Unidade de Intervenção e Unidade de Segurança e Honras de Estado.
Estarão especialmente atentos à falta de habilitação legal para conduzir, à condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, ao excesso de velocidade, à incorrecta ou não utilização do cinto de segurança e sistemas de retenção para crianças e a utilização indevida do telemóvel durante a condução.
A GNR lembra que a condução sob a influência de álcool, o excesso de velocidade e o uso indevido do telemóvel no exercício da condução constituem três das principais causas de vítimas nas estradas portuguesas.
Dados mais recentes indicam que as consequências da condução sob o efeito do álcool são de tal forma graves que, um em cada três condutores mortos em acidentes de viação conduzia com uma taxa ilegal de álcool no sangue.