A GNR vai intensificar este domingo, em todo o território nacional, a fiscalização a motociclos, direccionando as acções para as vias onde existem registos e riscos acrescidos de acidentes.
Desde o início do ano já perderam a vida nas estradas nacionais 33 motociclistas, correspondendo a 20% do total das mortes em acidentes rodoviários registados na área de responsabilidade da GNR. A maior parte dessas vítimas ocorre em contexto de despiste, com colisões associadas, em resultado sobretudo do excesso de velocidade.
Estudos realizados sobre a sinistralidade com este tipo de veículos indicam que a probabilidade de ocorrer um acidente mortal é 3 vezes superior, quando comparado com um veículo automóvel.
Conselhos
Para reduzir a sinistralidade rodoviária associada à condução destes veículos a GNR deixa alguns conselhos aos motociclistas: conduza dentro dos limites de velocidade definidos por lei, sobretudo dentro das localidades, seja prudente e evite as manobras perigosas, use sempre capacete de protecção, não conduza sob o efeito do álcool, proteja-se com roupa e equipamento de protecção.