Militares da Unidade Controlo Costeiro (UCC) da GNR resgataram esta segunda-feira 40 migrantes que atravessavam o mar Egeu numa embarcação semirrígida. A bordo seguiam 10 menores e nove mulheres.
A intercepção ocorreu durante uma acção de patrulhamento marítimo que estava a ser realizada pela embarcação da UCC, tendo os militares recebido uma comunicação a reportar a localização de uma embarcação junto à fronteira com a Turquia.
“A embarcação apresentava problemas de navegação decorrente do seu lado esquerdo estar parcialmente esvaziado e encontrava-se a cerca de duas milhas da costa grega, com o objetivo de alcançar território grego”, avança a GNR em nota à imprensa.
As pessoas as pessoas abordo não apresentavam ferimentos tendo sido entregues às autoridades locais em segurança
A GNR participa na operação da Frontex na ilha de Chios (Grécia), com 11 militares, desde o dia 1 de Abril, missão que termina a 30 de Agosto .
“O principal objetivo da operação é prevenir, detectar e fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no ma”, explica a GNR.
Em 2015, no âmbito da Frontex, os militares da Unidade Controlo Costeiro (UCC) da GNR socorreram 1 265 migrantes e detectaram 3 067 migrantes ilegais detetados, nas 3 800 milhas náuticas percorridas.
Foto: Arquivo