A Guarda Nacional Republicana está intensificar até ao próximo domingo em todo o território nacional, a fiscalização da condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas.
A acção da GNR está direcionada sobretudo para as vias e locais onde as infracções por excesso de álcool e por consumo de substâncias psicotrópicas são mais frequentes.
Desde o início do ano, foram submetidos ao teste de alcoolemia cerca de 516 mil condutores, dos quais 10 855 conduziam com taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei, menos 1 153, ou seja, menos 10% do que em igual período de 2015.
No distrito de Braga foram detectados 1 259 condutores este ano, quando em igual período de 2015 o número foi de 1 510.
Do total das infrações detectadas, 41% (4 462) resultaram em detenções de condutores, por conduzirem com TAS crime (igual/superior a 1,20 gramas/litro).
Esta operação decorre de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL)), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route (ECR), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.