A organização do conhecido festival holandês Eurosonic Noorderslag, convidou o gnration para estar presente no evento por considerar a estrutura bracarense um exemplo europeu em políticas de programação cultural.
O festival, uma das maiores iniciativas em solo europeu na área da indústria musical, decorreu na passada semana em Groningen. A plataforma profissional de promoção europeia, que cumpriu este ano a sua trigésima edição, desafiou o gnration a integrar uma conferência sobre o impacto das cidades no desenvolvimento da indústria musical.
Luís Fernandes, actual director de programação do gnration, esteve no painel que contou com a participação do vice-presidente de Groningen, Paul de Rook, assim como de representantes das cidades de Nantes (França), Aarhus (Dinamarca) e Londres (Reino Unido). Entre as temáticas abordadas estiveram a capacidade das políticas culturais em influenciar o meio artístico envolvente e os factores de diferenciação das cidades periféricas em contextos de programação cultural.
O convite para estar presente no festival é, assim, o reconhecimento do trabalho desenvolvido no último ano e meio pelo gnration na área cultural, com a aposta numa programação artística de elevada qualidade.