O Governador de Cachéu e os Administradores Regionais de Saúde daquela região da Guiné-Bissau realizaram uma “visita relâmpago” a Vila Verde, esta quinta-feira, provenientes de uma visita institucional à China.
Aproveitando a passagem por Portugal, a convite da Associação Empresarial de Vila Verde, o Governador Rui Gonçalves Cardoso e os seus administradores para a área da Saúde estabeleceram contactos com algumas instituições de referência no concelho, os Bombeiros, os Paços do Concelho, o Hospital da Misericórdia e a EPATV.
As áreas da formação/qualificação profissional, da protecção civil e saúde estiveram no centro da visita. Foram realizados contactos exploratórios ao nível de futuros apoios concretos e efectivos nos domínios em apreço, confirmaram os responsáveis guineenses.
Foram dados passos decisivos para a concretização de apoio institucional, ao nível da formação e estruturação do poder local na ex-colónia portuguesa, por parte do município de Vila Verde, a par da formação de quadros (através de estágios internacionais e implementação de formação local), bem como o eventual apoio com doação de equipamentos nas áreas da saúde e protecção civil/saúde.
“Saímos de cá com a convicção de que os acordos de cooperação assinados recentemente na Guiné, entre Vila Verde e vários organismos locais e regionais, vão dar frutos, tal como ficou vincado aquando da visita oficial ao nosso país”, referiu o Governador de Cachéu, Rui Cardoso. “Saio daqui ainda mais optimista e grato por tudo o que Vila Verde tem feito por nós”, rematou.
Da parte dos organismos vilaverdenses directamente envolvidos no processo formal de cooperação ficou a certeza de que “a Guiné-Bissau já é parte de nós. Estamos a pôr em prática os acordos assinados”.
Acompanharam e receberam a comitiva guineense o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, o presidente da direcção dos bombeiros e o comandante da corporação – Carlos Braga e Alberto Lomba, respectivamente -, o Provedor da Misericórdia, Bento Morais, o Director-Geral e a Directora Pedagógica da EPATV – João Luís Nogueira e Sandra Araújo, respectivamente -, numa acção liderada pelo presidente da AEVIVER, José Morais, e restantes órgãos sociais. Juntaram-se alguns associados da AEVIVER, que recentemente visitaram e realizaram contactos na Guiné-Bissau.
CMS (CP 3022)