O governo prevê pagar, a partir de Outubro, 30 a 40 euros por animal aos produtores de leite como ajuda pelos prejuízos causados pelo fim do sistema de quotas na União Europeia, adiantou esta sexta-feira o secretário de Estado da Agricultura.
Luís Medeiros Vieira adiantou, em Vila do Conde, que em Maio será aberta uma linha de crédito de 20 milhões de euros para ajudar explorações agrícolas.
“O Governo, numa posição de solidariedade, deferiu um conjunto de medidas entre as quais a isenção do pagamento de Segurança Social em 50% de abril a dezembro (nove meses), uma linha de crédito de 20 milhões dividida numa parte para fundo de maneio, com um ano de carência, e outra para restruturação da dívida, a seis anos com um ano de carência e uma ajuda modelada por animal”, lembrou o governante.
“Será uma ajuda calculada com base nos excedentes do 1º pilar da Política Agrícola Comum, cujo apuramento final é no final do mês de Maio, mas será de oito milhões de euros”, explicou, apontando um montante “entre 30 e 40 euros” a pagar por animal.
O secretário de Estado com a pasta da Agricultura apontou ainda o dedo à União Europeia, reafirmando a necessidade de se rever o fim do sistema de quotas de produção no espaço europeu e a liberalização do mercado.
“Consideramos que este é um problema sobre o qual a União Europeia tem que ter um ponto de vista e postura mais solidária com os produtores de leite e perante uma situação em que se começa a verificar que se devia analisar com mais cuidado o sistema que existia, que controlava o mercado e não exigia muito o dispêndio de verbas por parte da União Europeia”, disse.
FG (CP 1200) com Porto Canal