O Governo reconheceu como sendo de “interesse público” a construção da Academia de futebol do Sp.Braga. O projecto está orçado em cerca de cinco milhões de euros, prevendo-se que esteja concluído antes do início da próxima época.
Segundo um despacho do secretário da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses, a construção do Complexo Desportivo do Sp.Braga “encontra-se em plena harmonia com objectivos estratégicos do Governo” para o desporto. Deste modo, e nos termos e efeitos do disposto no n.º 2 do artigo 46.º da Lei n.º 5/2007, de 16 de Janeiro, Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto, o governante “reconhece como sendo de interesse público a construção da Academia do Sporting Clube de Braga”.
Construída na zona envolvente do estádio, a academia arsenalista inclui zonas de convívio e lazer, equipamentos desportivos, lar residencial para acolhimento de jovens deslocados e espaços comerciais.
O centro de formação, com três hectares, é constituído por um estádio para competições oficiais com 1500 lugares, dois edifícios anexos (um dedicado à formação e outro onde para o museu, a loja do clube e serviços administrativos do clube e da SAD, alem de cinco relvados, dois deles em relva sintética.
Numa segunda fase avança a construção do pavilhão multiusos, no espaço das inacabadas piscinas olímpicas ao lado do estádio. A obra está orçada em seis milhões de euros. Recorde-se que autarquia bracarense, durante a gestão do socialista Mesquita Machado investiu no projecto fracassa das piscinas cerca de 9 milhões de euros.
FG (CP1200)