O Governo vai investir oito milhões e meio de euros no Parque Nacional da Peneda-Gerês para o Plano Piloto de Prevenção de Incêndios Florestais e Recuperação de Habitats Naturais, tendo esta quarta-feira lançado o primeiro aviso convite.
Na sequência da aprovação pelo Governo deste plano piloto pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), no valor de dois milhões de euros, avançou já hoje o primeiro aviso convite.
Esta primeira iniciativa dirigiu-se ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que representa 23 por cento do valor total estimado do plano piloto e que é de oito milhões e meio de euros.
Esta verba possibilitará a concretização de quatro dos onze projectos definidos no Plano Piloto, como os restauros das Matas do Mezio (a rearborização de quase 500 hectares de área florestal) e do Ramiscal (com a reconstituição de habitats naturais perdidos e a regulação do pastoreio).
Será ainda concretizado o Programa de Prevenção Estrutural e Conservação da Mata Nacional do Gerês e ainda a conservação dos teixiais, uma espécie arbórea do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Aprovado na sequência dos incêndios do passado Verão que atingiram esta área protegida, o plano piloto visa promover a reflorestação de áreas ardidas, prevenção de incêndios florestais através do ordenamento florestal, reforço de equipamento e de mais equipas do Corpo Nacional de Agentes Florestais.
A conservação dos habitats naturais da Mata Nacional, a revitalização e regulação de sectores produtivos tradicionais e a promoção de acções de informação da população residente e dos agentes locais fazem parte do plano.
JG (CP 2015)