O Governo quer a GNR com mão pesada face aos “comportamentos incendiários” de muitos cidadãos nesta época de ano, que potenciam “fogos florestais assustadores”, como anunciou esta sexta-feira, em Braga, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.
Falando na apresentação do Plano de Operações de Combate a Incêndios Florestais, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, mostrou-se “preocupado” face ao número de ignições nas florestas este ano, revelando que “só ontem [quinta-feira] houve 193 situações, o que não é uma coisa normal”.
Segundo o governante, “até parece que já estamos na Fase Charlie”, referindo-se à época em que há mais fogos florestais, quando as temperaturas estão mais elevadas. “Esta é uma fase assustadora”, segundo salientou Jorge Gomes.
O secretário de Estado revelou o envolvimento directo e permanente de 1.350 militares, que com formação específica, irão apoiar os bombeiros nos incêndios florestais, com a função primordial de rescaldo e vigilância, aliviando assim aquele que directamente se encontram a combater as chamas.
A sessão serviu para apresentar publicamente no distrito o Plano de Operações Distrital (PLANOP) de Braga, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) do Ano de 2017.
O evento foi presidido por Jorge Gomes, marcando também presença o presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Joaquim Leitão e o comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Rui Esteves.
O lema deste ano é ‘A Floresta Portuguesa sem Fogos Depende de cada um de nós’, de acordo com o comandante distrital de Braga da Protecção Civil, Hermenegildo Abreu, que na cerimónia estava ladeado pela segunda-comandante, Marinha Esteves.
Na sessão estiveram presidentes e vereadores de municípios e associações humanitárias, bem como comandantes dos corpos de bombeiros do distrito de Braga, para além dos responsáveis distritais de todas as demais entidades com intervenção no combate aos incêndios florestais.
Joaquim Gomes (CP 2015)