A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, admitiu esta quinta-feira que o uso de bicicletas e trotinetas nas cidades tem de ser repensado. Já a presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), Ana Paula Vitorino, quer alterar o Código da Estrada para regular a circulação de bicicletas e trotinetas.
No entanto, na apresentação do estudo ‘Linhas de Orientação sobre Regulação da Micromobilidade Partilhada’, a representante do Governo não esclareceu se o Executivo está a pensar mexer no Código da Estrada, mas defendeu que estas novas formas de mobilidade têm de respeitar as regras de segurança.
Em declarações à TSF, a ministra afirmou que o “estudo vai ajudar-nos imenso a definir este caminho, como vamos trilhar este caminho que é urgente, importante, tem de ser feito de forma integrada, mas também equilibrada para garantir que estas novas formas de mobilidade continuam a existir, que continuam a ajudar à vida nas grandes urbes, mas não só”.
Patrícia Gaspar considera, em declarações à mesma rádio, que o estudo “pode e deve estender-se a outras áreas do território, mas em respeito por aquilo que são as regras de segurança, não só para os utilizadores destas formas de mobilidade, mas para os restantes utilizadores”.
Para discutir esta questão, que julga ser urgente, a secretária de Estado da Protecção Civil anuncia que ainda para este mês está marcado um seminário para o qual foram convidados vários intervenientes.