Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) reconheceram esta quarta-feira a existência de problemas técnicos na emissão dos certificados digitais Covid-19, entretanto parcialmente resolvidos, recomendando para já o portal SNS24 para os emitir, em vez da ‘app’ (aplicação).
“A emissão de certificados via apps SNS 24 encontra-se em vias de estabilização, pelo que, neste período, se recomenda o recurso preferencial à emissão de certificados via Portal do SNS 24”, pode ler-se numa resposta enviada pelos SPMS a perguntas da Lusa.
Por volta do meio dia desta quarta-feira, os utilizadores da aplicação móvel SNS24 estavam com dificuldades na emissão dos certificados digitais Covid-19 da União Europeia, estando a mesma impossibilitada durante algum tempo.
“Às 12h00 de hoje [quarta-feira] foram reportadas dificuldades pontuais na emissão de certificados digitais COVID da UE. A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) identificaram e resolveram imediatamente o problema técnico reportado”, confirmaram os SPMS à Lusa.
De acordo com os serviços, “os constrangimentos foram maioritariamente ultrapassados às 14h00, ficando imediatamente disponível a emissão de certificados digitais Covid da UE via Portal do SNS 24”.