Greta Thunberg, a jovem activista climática sueca, foi convidada a vir a Portugal pela Assembleia da República.
O convite, proposto pelo presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, o deputado do Bloco de Esquerda eleito por Braga, José Maria Cardoso, foi aprovado esta terça-feira por unanimidade.
“Foi uma proposta apresentada por mim e aprovada por unanimidade, que foi assumida por toda a comissão. Esta é uma vontade que vem já da anterior legislatura”, refere José Maria Cardoso em nota ao PressMinho,
“A vinda de Greta Thunberg a Portugal servirá para reconhecer o trabalho desta ativista no que se refere às alterações climáticas e também responde à vontade manifestada por vários grupos de jovens”, acrescenta o parlamentar bloquista de Barcelos.
Greta Thunberg nasceu na Suécia, há 16 anos. Em 2018, iniciou uma greve às aulas, em defesa do clima, sentando-se à porta do Parlamento sueco durante o período de aulas com um cartaz onde se podia ler “de greve pelo clima”. Desde então, a sua iniciativa alastrou-se a diversos países dando origem a uma onda de activismo em torno da emergência climática.