A greve dos enfermeiros nos blocos cirúrgicos que esta quinta-feira começou conta com uma adesão de 97% no Hospital de Braga, tendo sido canceladas mais de 60 cirurgias das 90 programadas, disse à Lusa fonte sindical
O protesto teve início às 08 horas estende-se até ao final de Fevereiro, tendo sido convocado pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) e o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor).
A greve abrange sete centros hospitalares: São João e Centro Hospitalar do Porto, Centro de Entre Douro e Vouga, Gaia/Espinho, Tondela/Viseu, Braga e Garcia de Orta.
No final da semana passada o Sindepor lançou um novo pré-aviso para alargar a greve a mais três centros hospitalares entre 8 e 28 de Fevereiro: Centro Hospitalar de Coimbra, Centro Hospitalar Lisboa Norte e Centro Hospitalar de Setúbal.
Segundo os presidentes da ASPE e do Sindepor, os principais pontos que separam o Governo e os sindicatos e que não permitiram consenso nas negociações são o descongelamento das progressões na carreira e o aumento do salário base dos enfermeiros.
O Hospital de Braga não revelou dados sobre a adesão à greve.