Manifestantes encapuzados provocaram confrontos com a polícia em Paris, durante a manifestação no âmbito da greve geral iniciada esta quinta-feira contra a alteração do sistema de reformas proposta pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.
Pelo menos 87 pessoas foram detidas em Paris até às 17h00 locais (16h00, em Lisboa), durante a greve geral em França, avança a BFMTV.
Os confrontos em Paris eclodiram pouco antes das 16h00 locais (15h00 em Lisboa), nas avenidas do leste da cidade, onde foi formado um grupo composto por pelo menos 500 radicais, segundo fontes oficiais citadas pela estação de rádio France Info.
Já a Prefeitura da Polícia de Paris indicou, na sua conta da rede social Twitter, que até às 15h30 (14h30 em Lisboa) as forças de ordem já tinham detido 71 pessoas e realizado 9350 controlos para tentar evitar os distúrbios.
Fontes sindicais anunciaram esta quinta-feira de manhã que se realizaram assembleias gerais de trabalhadores do sector dos transportes que votaram, por esmagadora maioria, a continuação da greve nos transportes na capital francesa “até segunda-feira”.
A greve geral está a atingir todos os sectores essenciais tornando difícil chegar aos locais de trabalho, deixar as crianças na escola, ter acesso às urgências ou chamar os bombeiros.
Convocada pelas grandes associações sindicais, a intersindical e interprofissional, previa-se que a greve teria mais impacto nos transportes, o sector mais mobilizado e o primeiro a opor-se com veemência à introdução do novo sistema de reformas que quer acabar com os 42 subsistemas de pensões actualmente existentes em França.
Redacção com TSF e DN