Quatro homens – com 26, 38, 41 e 57 anos – foram detidos em flagrante delito pela prática do crime de furto qualificado em local de culto, em Lisboa, informou a PSP).
Segundo a autoridade, o grupo arrombou a porta de uma igreja e preparava-se para furtar dois sinos “avaliados num valor superior de 3.000 euros”.
Em comunicado, enviado às redacções, a PSP referiu que a detenção ocorreu no passado domingo, pelas 12h30, após um “cidadão ter alertado que, da sua residência, estava a visualizar um indivíduo na torre da igreja”, localizada na freguesia de Arroios, “com uma rebarbadora, a cortar os suportes que fixavam um dos sinos”.
A PSP deslocou-se “de imediato” para o local e ainda conseguiu “interceptar um dos suspeitos no seu interior”. Os outros três suspeitos colocaram-se em fuga, mas acabaram por ser interceptados num terraço de prédio contíguo.
“Para além do arrombamento da porta da igreja, também se constatou que ali já estavam dois sinos em ferro fundido com cerca 110 anos, avaliados num valor superior a 3.000 euros, preparados para serem furtados”, adiantou a PSP.
Os sinos foram apreendidos e entregues ao responsável pela Igreja. Foram também apreendidas as ferramentas que os suspeitos utilizaram para o crime, entre as quais constava diverso material de corte.
Os detidos recolheram às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa e, após terem sido presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, um dos suspeitos ficou sujeito à medida de coacção de termo de identidade e residência e os restantes a apresentações.