O Grupo de Monitorização da Coesão do Partido Popular Europeu (PPE) está esta esta quinta e sexta-feira Braga, onde visita a projectos financiados por fundos da coesão e promove debates com autarcas, associações comercias e instituições de solidariedade social.
A missão, liderada por Andrey Novakov, Carlos Coelho, José Manuel Fernandes, eurodeputados, quer mostrar “o sucesso da política de coesão na região norte destacando o impacto positivo na população e economia local”.
Em Braga, a missão de coesão conta com a presença de Manuel Castro de Almeida (ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Regional), Ricardo Rio (presidente da Câmara de Braga), Isabel Damasceno (presidente da CCDR-C), António Cunha (presidente CCDR-N), José António da Mota Alves (presidente ATAHCA), Ricardo Costa (Presidente da Associação Empresarial) e com outros parceiros e entidades locais.
Os eurodeputados envolvidos dão uma conferência de imprensa na sexta-feira, pelas 12h00 no Altice Fórum Braga.
O principal objectivo deste grupo de monitorização “é dar ênfase ao impacto positivo da política de coesão e do investimento europeu, conhecer os desafios locais enfrentados e aproximar a política local da política europeia para melhor preparar a política de coesão para o futuro”.
O Grupo de Monitorização da Coesão do PPE quer acompanhar a aplicação e desenvolvimento da política de coesão nas diferentes regiões europeias, dando visibilidade aos seus projectos e discutindo ideias para o futuro da política de coesão, que terão expressão no relatório Novakov que será votado no próximo mês.