O Partido Popular Europeu reúne em Braga a presidência e os chefes das delegações nacionais da organização, de 8 a 10 de Novembro, para discutir estratégias políticas para os próximos dois anos.
O eurodeputado vilaverdense José Manuel Fernandes, um dos anfitriões, salienta a importância da reunião de mais alto nível do grupo PPE em Braga, por ocorrer “num período de grandes desafios para a União Europeia e em que estão em discussão matérias fundamentais para o futuro do projecto europeu”.
“Além de ser uma oportunidade para líderes políticos europeus conhecerem melhor a cidade de Braga e a realidade do Minho, trata-se de um evento que se reveste de grande importância para podermos reforçar a sensibilização para matérias e dossiês cruciais para a nossa região e para Portugal, como a política de coesão e dos fundos estruturais”, salienta José Manuel Fernandes.
O eurodeputado destaca ainda o facto de actualmente estar em discussão na União Europeia as opções quanto ao modelo de desenvolvimento do processo de integração europeia, assim como o enquadramento orçamental e financeiro da UE para os próximos anos, nomeadamente o Quadro Financeiro Plurianual pós-2020.
O vice-presidente do Grupo e do PPE Paulo Rangel e o deputado Nuno Melo, como chefes das delegações portuguesas do PSD e do CDS, respectivamente, são outros dos anfitriões do encontro europeu, que reúne mais de 80 personalidades de diferentes países europeus. O programa inclui uma visita à cidade de Braga e ao Bom Jesus.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, intervém na sessão de abertura, que está agendada para dia 8, às 19h30, no Hotel Melia. No evento participam ainda o líder do grupo do PPE no Parlamento Europeu, o alemão Manfred Weber, e o presidente do PPE, o francês Joseph Daul.
Os ‘Novos desafios políticos para 2019’, ‘Principais mensagens e estratégias de comunicação’ e as ‘Prioridades para 2018 e 2019’ são os temas centrais para os restantes dois dias de trabalho da Presidência do Grupo PPE e os chefes de delegações nacionais.
No dia 9, o jantar-debate no Bom Jesus vai contar com os presidentes do PSD e do CDS, Pedro Passos Coelho e Assunção Cristas.
O PPE, que é o maior grupo político do Parlamento Europeu, detém actualmente os presidentes das três instituições da União Europeia – Parlamento Europeu, com Antonio Tajani, Comissão Europeia, com Jean Claude Juncker, e Conselho Europeu, com Donald Tusk.