O Grupo Folclórico da Universidade do Minho realiza na próxima sexta-feira, pelas 15h30, na Igreja da Senhora-a-Branca, em Braga, a ‘Canção Bracarense’’ um recital de música popular e tradicional que cumpre a oitava edição
A ‘Canção Bracarense’ proporciona uma viagem pelas tradições musicais associadas aos diferentes meses do ano. Este ano com o fio condutor “do trabalho à festa”, o grupo irá interpretar vários temas da Quaresma ao São João, passando pelos cantares de trabalho ou os cantares dedicados a Nossa Senhora, destacando vários cancioneiros e folcloristas da região.
Nesta oitava edição, o Grupo Folclórico da Universidade do Minho, volta à Igreja da Senhora-a-Branca, onde realizaram a primeira edição deste projeto. No ano em que Braga se afirma como Capital Portuguesa da Cultura, o grupo revitaliza o projeto cultural ‘Voltas da Tradição’, ampliando-o com novas iniciativas.
Este concerto propõe uma viagem pela memória das edições anteriores, revisitando temas emblemáticos. Com um repertório enraizado na tradição popular, extraído de diversos cancioneiros, o grupo interpreta e contextualiza cada tema neste recital.
Integrado nas ações de salvaguarda e valorização do ‘Canto a Vozes’ — recentemente reconhecido como Património Cultural Imaterial Nacional —, o evento reforça o compromisso com a preservação desta expressão artística, agora em vias de reconhecimento pela UNESCO como Património da Humanidade.