A partilha da experiência profissional nas áreas do jornalismo, comunicação/multimédia e publicidade foi o mote da ‘Tertúlia com Empreendedor’ dinamizada esta sexta-feira pelo CLDS-3G de Vila Verde junto dos alunos do curso Técnico de Audiovisuais da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).
O jornalista José Carlos Silva, administrador executivo do Grupo Ideia5 (detentor dos títulos PressMinho, O Vilaverdense, O Amarense & Caderno Terras de Bouro e Desportivo Vale do Homem) foi o convidado e vincou “as mudanças contínuas” no mercado de trabalho “sobretudo nas áreas do audiovisual e comunicação”, o que “obriga a uma adaptação constante e uma preparação/formação permanente aos novos desafios. O que hoje é, amanhã já não é. O mercado está em mutação constante e só vencem os que sabem adaptar-se e os que sabem agir rapidamente -em tempo útil – ao (re)posicionamento geral”.
Esta acção enquadrou-se no plano de acção do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Vila Verde (CLDS-3G) de Vila Verde, coordenado pela Casa do Povo de Ribeira do Neiva, em parceria com a Cruz Vermelha. Um projeto de âmbito concelhio que pretende promover a inclusão profissional e social da população de Vila Verde.
Cerca de 25 alunos de uma turma do 12º ano do curso de Técnico de Audiovisuais acompanharam a palestra, uma partilha e testemunho numa visão empresarial naquele ramo de actividade. Foi possível ainda elencar “as atitudes e comportamentos que valorizam os colaboradores do Grupo Ideia5”.