Arménio Miranda e Nelson Fernandes, militares da GNR destacados em Braga, foram os dois guardas que ontem prestaram o primeiro socorro à mulher, de 55 anos, residente em Lago, que se atirou da Ponte do Bico.
Tal como os jornais O Amarense e O Vilaverdense ontem noticiaram, os dois guardas, um a partir da margem Norte e outro da margem Sul do Cávado, lançaram-se ao rio e conseguiram socorrer a vítima, que se encontrava encalhada numa pequena rocha, tendo-a depois puxado para um local mais seguro.
De seguida chegaram os elementos do INEM, que lançaram mantas térmicas, nas quais os militares envolveram a vítima, que já apresentava alguns sinais de hipotermia.
A mulher e os guardas acabaram por ser resgatada por mergulhadores dos Bombeiros de Amares, num bote. Depois de socorrida pelo INEM, cerca das 15h40, a vítima, que esteve sempre consciente, foi transportada para o Hospital de Braga, onde ficou em observação.
No socorro, além dos meios já referidos, estiveram presentes elementos dos Bombeiros Sapadores de Braga, militares da GNR de Prado e militares do Núcleo de Apoio Operacional da Investigação Criminal da GNR de Braga, que efectuaram a subida do rio em embarcação a motor, na tentativa de evitar que a corrente forte pudesse levar a vítima rio abaixo.