A Exposição Internacional que integra Bienal de Arte Têxtil Contemporânea – Contextile 2024 conta com esta ano com 57 obras de 50 artistas, oriundos de 29 países, foi anunciado esta quinta-feira na apresentação do programa da sétima edição do certame que tem o Canadá como convidado e o ‘toque’ como tema.
Em conferência imprensa, realizada no jardim dos Claustros da Sociedade Martins Sarmento, Joaquim Pinheiro, da Ideias Emergentes, cooperativa que concebe e produz a Contextile adiantou que a edição de 2024, tem a duração de 100 dias, entre 7 de Setembro e 15 de Dezembro, e destacou alguns dos pontos altos de uma programação que, este ano, terá como tema o toque, ‘in.touch’ em inglês.
Cláudia Melo, directora artística, referiu que o tema do toque tem “uma abordagem revisionista, numa altura em que a sociedade é moldada pela abundância tecnológica”.
“Um toque que é sinónimo de ‘ver mais, ouvir mais e sentir mais’, e que deve ser visto como uma tentativa de retomar as ligações humanas através da arte, trabalhando em comunidade”, disse.
Destacou ainda a presença de um conjunto de artistas da região do Québec, no Canadá, bem como a Exposição Internacional, que este ano conta com 57 obras de 50 artistas, oriundos de 29 países. Salientou “a participação massiva” na Open Call, que registou cerca de 1 500 trabalhos.
Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, realçou a relevância das palavras, aludindo ao inglês “in.touch” como “estar em contacto”, algo que a Bienal de Arte Têxtil Contemporânea tem feito em relação ao território vimaranense, através da proximidade e diálogo com os artistas, empresas e produtores, pois “só através de continuidade, consistência e coerência é possível afirmar um evento” e um território.
Para o vereador da Cultura, a Contextile encerra em si valores fundamentais que estão na base do desenvolvimento de Guimarães, como são exemplo as Textile Talks que, através da educação artística, conferem sustentabilidade a um projecto que tem como um dos seus objectivos principais afirmar a imagem positiva da indústria têxtil no território.
Toda a programação da Contextile 2024 pode ser consultada em https://contextile.pt/