A cidade de Guimarães integra a lista, divulgada esta quinta-feira, pela Comissão Europeia, das 100 cidades da UE que participarão na Missão para as 100 cidades inteligentes e neutras em termos de clima até 2030,
Além de Guimarães, em Portugal, foram seleccionadas as cidades de Lisboa e Porto, de entre 362 candidaturas internacionais com vista à neutralidade climática
As 100 cidades provêm dos 27 Estados-Membros, com 12 cidades adicionais provenientes de países associados ou com potencial de associação ao Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da UE (2021-2027).
O presidente da Câmara Municipal regozija-se com a escolha de Guimarães para o “clube restrito” das cidades que estão na vanguarda europeia das políticas de sustentabilidade ambiental.
Para Domingos Bragança, “o facto de Guimarães ser uma das três cidades portuguesas escolhidas, juntamente com Lisboa e Porto, é um indicador claro de que o caminho iniciado em 2014 da sustentabilidade ambiental foi uma visão certa de que as cidades do futuro não podem ignorar os desafios que as alterações climáticas colocam ao desenvolvimento sustentável e consequente qualidade de vida”.
Domingos Bragança destaca o trabalho de todos os envolvidos nos projectos ambientais do concelho, como é o caso da Divisão de Ambiente da CMG, do Laboratório da Paisagem, das Brigadas Verdes, de todas as eco-escolas e eco-freguesias, e de “todos os vimaranenses, que colocam o ambiente no topo das suas preocupações.
“Este prémio é para todos eles”, frisou.
A ‘Missão Cidades’ recebe 360 milhões de euros de financiamento do ‘Horizonte Europa’ entre 2022 e 2023, para acções de pesquisa e inovação nos domínios da mobilidade limpa, eficiência energética e planeamento urbano verde, bem como para construir iniciativas conjuntas e intensificar as colaborações em sinergia com outros programas da UE.
Os benefícios para as cidades incluem aconselhamento e apoio através de uma Plataforma de Missão dedicada, administrada pela NetZeroCities, mais oportunidades de financiamento e a possibilidade de participar em grandes acções de inovação e projectos-piloto. A Missão também oferece oportunidades de networking, intercâmbio de melhores práticas entre cidades e apoio para envolver os cidadãos na procura de alcançar nos objectivos da Missão.