A Comissão Social Interfreguesias (CSIF) Sul Nascente de Guimarães promoveu, na Escola Virgínia de Moura, uma sessão de esclarecimento sobre integração e cidadania para a comunidade migrante local, anunciou esta quinta-feira a autarquia.
Sob o tema ‘Informação para a Integração’, a sessão abordou direitos e deveres dos migrantes, bem como questões essenciais como o acesso à saúde, educação, mercado de trabalho e apoios sociais, reunindo técnicos especializados e representantes de serviços locais, como Maria Fátima Pereira em representação do CLAIM – Centro Local de Apoio a Migrantes.
Paula Oliveira, vereadora da Coesão e Desenvolvimento Social, defendeu Guimarães como “um território inclusivo, promotor da igualdade e da dignidade para todos os cidadãos que decidem construir ou reconstruir as suas vidas em segurança e paz”, exemplificando com a actuação do concelho que, desde a crise migratória de 2015, “tem acolhido e integrado em rede todos os cidadãos”.
A directora da Escola Virgínia de Moura, Maria de Jesus, lembrou que a escola é um lugar de aprendizagem intercultural e de promoção da cidadania.
Já o presidente da CSIF, Flávio Freitas, destacou o empenho da equipa técnica no apoio à população migrante e considerou a iniciativa “um passo importante para reforçar a relação entre a comunidade migrante e os serviços locais, promovendo uma sociedade mais inclusiva e informada”.