A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna promove esta sexta-feira e sábado, em Guimarães, em formato presencial, as XX Jornadas do Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVI).
Com o objectivo a actualização técnica e científica, as XX Jornadas do NEDVI decorrem este ano sob o lema ‘Pandemia VIH – Novos Desafios em Tempos de Outra Pandemia’.
Com sessão de abertura, agendada para as 15h30, o programa arranca na sexta-feira com a conferência ‘Importância da Creditação de competência em VIH/da creditação de competências em Medicina Interna’, com José Vera, coordenador do NEDVIH, como presidente, e António Oliveira e Silva, como conferencista.
Com moderação de Helena Sarmento e Cristina Teotónio segue-se uma abordagem dedicado a ‘VIH/COVID 19 – Duas pandemias e duas realidades. O que aprendemos?’, com intervenções subordinadas às temáticas ‘Impacto da Pandemia na prestação de cuidados’ (Magda Fernandes); ‘Impacto clínico imediato e a longo prazo Impacto imunológico do SARS-CoV2’ (Carlos Vasconcelos); ‘SARS-CoV-2 – Impacto como doença sistémica Doença Cardiovascular’ (Pedro Guimarães Cunha).
No sábado, o programa prossegue com a discussão ‘Novas estratégias/Novas terapêuticas Moderadores’, que tem moderação de Inês Vaz Pinto e Alexandre Carvalho.
A tarde fica ainda marcada pela intervenção de Alexandre Carvalho sobre ‘Modelo organizativo do atendimento em ambulatório a doentes com VIH, no âmbito da Medicina Interna’.
A Jornadas do Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVIH) terminará com A cerimónia de encerramento, desta vez, com discursos de
José Vera, Helena Sarmento e Alexandre Carvalho encerram as jornadas e no final é prestada uma homenagem a Margarida Serrado e António Diniz, pelo contributo prestado no trabalho desenvolvido no campo da infecção VIH.
Mais informações em: https://www.spmi.pt/xx-jornadas-do-nucleo-de-estudos-da-doenca-vih/#1528383229624-4bc09560-ab00