O guitarrista bracarense Artur Caldeira participou 3.º Certame Musical de Arouca num concerto intitulado ‘Clarinete em Fado’. O Maestro António Saiote foi o solista, contando ainda com o acompanhamento do guitarrista Daniel Paredes, antigo estudante do Conservatório da Gulbenkian de Braga.
O auditório da Loja Interactiva do Turismo daquela região esteve completamente cheio e contou com a presença das autoridades locais, nomeadamente o presidente da Câmara e vereadores.
Natural de Braga, Artur Caldeira é licenciado em Guitarra Clássica e Mestre em Interpretação Artística pela ESMAE, onde é atualmente professor. A seguir à licenciatura e ao mestrado Artur Caldeira recebeu o título de Especialista em Música.
Artur Caldeia e um dos convidados especiais de Maria Ana Bobone num concerto a ter lugar no Teatro S. Luís em Lisboa, a 9 de Dezembro.
Premiado em vários concursos, fundou o grupo ‘Som Ibérico’, para o qual escreveu vários arranjos de temas da Música Popular Urbana Portuguesa. Com este grupo participou em importantes festivais de World Music na Península Ibérica e gravou um CD.
Em Música de Câmara trabalhou ainda com José Pina e Jed Barahal.
A sua versatilidade permite-lhe abordar um repertório que abrange diversos idiomas musicais, incluindo o Jazz.
Destaca-se também pela sua ligação ao fado, tendo acompanhado fadistas como Carlos do Carmo, Mariza e João Braga, entre outros.
Daniel Paredes estudou no Conservatório Calouste Gulbenkian, em, Braga, e na ESMAE, onde frequenta o mestrado em Interpretação Artística. Estudou com os mestres José Pina, Ricardo Moyano, Celso Machado e Sylvain Luc, entre outros.
António Saiote é um dos mais conceituados clarinetistas em todo o mundo. É membro de honra da ‘International Clarinet Association’, tendo já marcado presença em palcos dos cinco continentes. É também professor de clarinete e director de orquestra da ESMAE.