“A notícia de que António Guterres venceu a votação que o levará à mais que certa indicação como Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas é motivo de orgulho para todos os portugueses e de enorme prestígio para Portugal. O maior desafio do Eng. Guterres será seguramente a defesa dos princípios da Carta das Nações Unidas, num mundo com demasiadas tensões políticas, culturais, religiosas e territoriais”. É deste modo que a concelhia de Vila Verde do PS reage à indicação de António Guterres como mais que provável futuro Secretário-Geral da ONU.
António Guterres foi indicado como favorito para secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral.
O Conselho de Segurança anunciou que o português é o “vencedor claro” da votação, recebendo 13 votos de encorajamento e duas abstenções, uma das quais de um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança com direito de veto.
Este órgão, com poder de veto, deverá aprovar esta quinta-feira uma votação formal a indicar o nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, formalizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.