Três israelitas, mantidos reféns pelo Hamas na Faixa de Gaza desde Outubro de 2023, foram libertados este sábado em troca de 369 prisioneiros palestinianos.
Os três israelitas libertados são o israelo-argentino Iair Horn, 46 anos, o israelo-americano Sagui Dekel Chen, 36 anos, e o israelo-russo Alexander (Sasha) Troufanov, 29 anos. O trio foi raptado do mesmo kibutz, duramente atingido durante o ataque de 7 de Outubro de 2023 contra Israel que desencadeou a guerra em Gaza.
É a mais recente indicação de que o frágil cessar-fogo assinado entre as duas partes no mês passado esteve à beira do colapso no início desta semana.
O Hamas e Israel vão agora avançar com mais uma ronda de troca de reféns israelitas por prisioneiros palestinianos, o que indica que o frágil cessar-fogo vai manter-se.
Quatro dos nove prisioneiros palestinianos libertados este sábado por Israel em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, foram transferidos para o hospital, informou em comunicado o serviço de urgência Crescente Vermelho.
Com Euronews