Durante uma semana, Braga vai dar a conhecer um conjunto de projectos culturais da autoria de artistas mexicanos. Inserida na programação da Capital Ibero-Americana da Juventude, a Semana do México Jovem decorre entre os próximos dias 3 e 9. O evento pretende ser um momento de exaltação da cultura contemporânea mexicana e do seu valioso património artístico que tem surgido pela mão de novos criadores
O programa contempla conferências, exposições de arte, leituras de poesia, apresentações de livros e concertos musicais, que são partilhados gratuitamente com o público em diversos espaços da cidade.
A vereadora Juventude do município explicou que a Semana do México Jovem procura, promover “a abertura e compreensão da população bracarense para outras culturas e perspectivas artísticas, algo bem patente em toda a programação da Capital Ibero-Americana da Juventude em 2016”.
Para a autarca, que falava durante a apresentação do evento que decorreu esta sexta-feira na galeria Emergentes dst, “Braga assume-se “uma vez mais como palco de excelência de mais uma iniciativa de promoção intercultural vanguardista, vendo, assim, reconhecido o seu esforço no desenvolvimento de estratégias e políticas para a Juventude”, agradecendo a colaboração da Embaixada do México em Portugal, assim como o empenho pessoal do embaixador Alfredo Pérez Bravo na concretização deste projecto.
Nomes como Ampersan, banda mexicana que mistura instrumentos tradicionais com música rock e electrónica, Humberto Valdéz, artista plástico amplamente premiado a nível mundial e Cisco Jiménez, cujo trabalho está representado em colecções como o Museo de Arte Moderno de la Ciudad de México ou o Shoenem Museum na Holanda, são alguns dos artistas convidados a participar nesta celebração.
A três meses do encerramento da Capital Ibero-Americana da Juventude, Sameiro Araújo lembrou que “ao longo deste ano, foram muitas as actividades desenvolvidas para levar a marca Braga junto dos 21 países que compõem a Organização Internacional da Juventude (OIJ), ao mesmo tempo que trouxemos até à nossa cidade um pouco da cultura desses mesmos países”.
Também programação do Theatro Circo e do gnration foi enriquecida com diversos espectáculos e artistas oriundos do espaço Ibero-Americano. “Desde exposições, conferências, concursos, actividades desportivas, encontros de jovens ou fóruns, são várias as iniciativas que têm colorido o quotidiano bracarense”, vincou.
A apresentação da Semana do México Jovem contou com a presença do artista plástico mexicano Rafael Ibarra, que deixou bem patente a importância do evento referindo que “no México nunca se realizou uma mostra de arte jovem como esta que será apresentada aqui em Braga”.
Para o artista, este evento é uma oportunidade para o México “criar laços muito interessantes não apenas com Portugal, mas com toda a Europa”, na mesma medida em que Braga, ao ser a Capital Ibero-Americana da Juventude, “está a fazer com que Portugal crie laços não só com o México, mas com toda a América latina”, concluiu Rafael Ibarra.