Um homem de 34 anos foi detido em Viana do Castelo pela prática de vários crimes de burla qualificada através da Internet, no valor de 70 mil euros, anunciou esta segunda-feira o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
De acordo com a Polícia, o suspeito, em conjunto com o seu irmão, colocava anúncios de venda de motores em vários sítios ‘online’.
As autoridades acrescentam que o homem, residente Viana do Castelo, é suspeito de ter cometido vários crimes de burla. Em finais 2018, o irmão do suspeito ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva pela prática do mesmo crime.
A PSP adianta que foram realizadas buscas domiciliárias na residência do detido, tendo-lhe sido apreendidas uma carabina de calibre 22, quatro munições do mesmo calibre e um silenciador, bem como “vários objectos relacionados com a actividade criminosa”.
Com vários antecedentes criminais e com registo de condenações, o homem foi presente no Tribunal da Comarca de Lisboa, para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido decretada a medida de coação mais gravosa de prisão preventiva.
As autoridades referem ainda que admitem “ter acabado definitivamente com a promoção” da burla ‘online’, “acreditando que tenha um efeito dissuasor junto de potenciais suspeitos que tivessem intenções de promover acções deste cariz”.
Para a PSP, este caso serviu para reforçar os níveis de segurança da população, nomeadamente aquela que explora o mundo digital.
A operação da PSP contou com a colaboração do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, bem como do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo.