Os hospitais de Braga e Guimarães têm 60 doentes internados com covid-19, oito dos quais em unidades de cuidados intensivos, adiantou esta quinta-feira o secretário de Estado adjunto e da Saúde
Falando aos jornalistas à margem da assinatura dos Acordos Colectivos de Trabalho com 1.500 profissionais do Hospital de Braga, António Lacerda Sales especificou que 16 doentes covid-10 estão internados em Braga, dois dos quais nos cuidados intensivos. Já em Guimarães são 44, seis dos quais nos cuidados intensivos.
O membro do Governo frisou que os dois doentes nos cuidados no Hospital de Braga são naturais de Guimarães, o que demonstra “a expansibilidade” da rede de internamento e de cuidados intensivos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
António Lacerda Sales reforçou, mais uma vez, a necessidade de existir uma cooperação entre hospitais próximos para “evitar pressão sobre os serviços de saúde”.
Adiantou ainda que o hospital bracarense teve em Março mais de 300 doentes internados e realizou mais de 41 mil testes, dos quais mais de 1.800 deram positivo.
Garantiu de que, no distrito, “não há, de momento, surtos preocupantes”, referindo que “as autoridades de saúde estão atentas para, no caso de surgirem surtos, serem devidamente activados os planos de contingência”.
MAIS 100 CASOS ACTIVOS EM BRAGA
Segundo números noticiados, entretanto, pela Autoridade Local de Saúde, o concelho de Braga registava esta quarta-feira 337 casos de infecção activa de covid-19, mais 100 que na última semana.
O concelho tem um acumulado desde o início da pandemia de 1.896 casos, 74 mortes e 1.485 casos de recuperação.
Sob vigilância da autoridade de saúde estão 627, mais 297 desde 29 de Setembro.