Esta sexta-feira, dia 11, o Serviço de Urologia do Hospital de Braga promove entre 09 às 12 horas uma acção de detecção precoce da patologia de incontinência urinária, que pretende informar e sensibilizar a população acerca dos sinais de alerta.
A incontinência urinária, mais conhecida como perda involuntária de urina, é uma patologia que afecta 20% da população portuguesa com mais de 40 anos.
Dirigida a toda a população que apresente sintomas desta doença, a inscrição deve ser marcada através do contacto telefónico 253027381, disponível das 8h30 às 12h00 e das 13h00 às 17h30.
No sábado decorre nos auditórios do Hospital de Braga uma sessão de esclarecimento, para profissionais de saúde, que incide no tema da Incontinência Urinária nas especialidades de Urologia, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Física e Reabilitação.
Ainda sábado, o Serviço de Medicina Física e Reabilitação promove das 09 às 13 horas, no Centro de Conhecimento do Hospital, sessões de reabilitação dos músculos do soalho pélvico, ioga e pilates clínico com exercícios fundamentais que permitem reforçar músculos e prevenir disfunções mais avançadas que levam à incontinência.
Esta sessão, de inscrições limitadas e marcação obrigatória, destinam-se a mulheres entre os 20 e os 60 anos, que apresentem sintomas desta doença. A inscrição deverá ser efetuada através do contacto telefónico 253027381, disponível das 8h30 às 12h00 e das 13h00 às 17h30.
“A incontinência urinária, numa fase inicial, poderá ser tratada de forma conservadora, sendo a cirurgia apenas necessária para os casos de perdas urinárias mais abundantes”, refere Vitor Hugo Nogueira, médico urologista do Hospital de Braga, sublinhando a importância da prevenção. Opinião também partilhada por Manuela Mira Coelho, médica fisiatra do Hospital de Braga: “quando existe sintoma de incontinência urinária, neste caso a perda de urina, existem já alterações estruturais avançadas no pavimento pélvico, pelo que é fundamental incidir sobre a prevenção da patologia”.