A Entidade Reguladora da Saúde atribuiu ao Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde a distinção de Excelência Clínica nas áreas de ortopedia (artroplastias totais da anca e do joelho) e de ginecologia (histerectomias). No primeiro caso, mantém-se a classificação máxima – nível de qualidade três – enquanto na parte da ginecologia, submetida a avaliação pela primeira vez, o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde atribuiu o nível dois.
Nas áreas de Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações e Focalização no Utente, o hospital vilaverdense obteve também a classificação máxima.
Na área de Satisfação do Utentes, está apenas cumprido o primeiro nível de avaliação, em que a Misericórdia de Vila Verde obteve a certificação de que cumpre todos os parâmetros de qualidade exigidos. No segundo nível de avaliação, logo que concluído, será atribuído o nível de qualidade (de I a III).
O SINAS é um sistema de avaliação da qualidade global dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde com internamento desenvolvido pela Entidade Reguladora da Saúde, onde são avaliadas as dimensões de Excelência Clínica, Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utentes.
«A divulgação do relatório em apreço e os resultados obtidos por este hospital constituem um grande motivo de orgulho e sentimento de missão cumprida: procuramos sempre mais e melhor para os nossos doentes e o relatório da ERS reflecte essa realidade – prestamos no nosso hospital cuidados de saúde de qualidade máxima», refere o provedor da instituição, Bento Morais, em nota à imprensa.