O Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga promove, no próximo dia 16, uma acção de detecção precoce do melanoma, um tipo agressivo de cancro de pele. Com esta iniciativa a unidade hospitalar junta-se à comemoração do Dia do Euro Melanoma, assinalado em toda a Europa.
A acção decorre durante todo o dia e é feito em consultório médico. A iniciativa destina-se a grupos de risco, nomeadamente, pessoas com as seguintes características: pele clara, cabelos ruivos, dificuldade em bronzear, pessoas que sofreram grandes queimaduras solares, sobretudo na infância, que tenham historial familiar de melanomas, que apresentem sinais irregulares e sinais em áreas traumáticas (por exemplo, couro cabeludo, lábios, palmas das mãos e plantas dos pés).
O Serviço de Dermatologia do Hospital associa-se novamente a esta iniciativa que, conta a nível nacional, com o apoio da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo e da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia.
O melanoma é o tipo de cancro da pele mais grave. Segundo dados da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, em Portugal surgem, anualmente, cerca de 12 mil casos de cancro da pele, dentro dos quais 10% correspondem a melanomas malignos.
As lesões de pele ocorrem tanto à superfície como nas camadas mais internas da pele. As lesões cancerígenas podem ser detectadas através da vigilância, permitindo que o tratamento do cancro da pele seja eficaz.
A acção é gratuita e sujeita a marcação através do contacto telefónico 253027381, disponível nos dias úteis, entre esta terça-feira e dia 15, das 08 às 13 horas e das 14 às 16 horas.