O Hospital de Braga conquistou o primeiro lugar do grupo de hospitais de média/grande dimensão do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no ranking da empresa multinacional de benchmarking (processo de busca das melhores práticas) hospitalar, IASIST.
O hospital bracarense ficou qualificado em primeiro lugar no grupo de referência de hospitais de média/grande dimensão, tornando-se assim umas das cinco melhores unidades hospitalares do SNS.
A atribuição dos prémios teve por base a avaliação de três dimensões, nomeadamente, de qualidade assistencial, eficiência e adequação. A qualidade foi medida, entre outros indicadores, pelos índices de mortalidade, complicações e readmissões. A eficiência, entre outros índices, pela demora média e custos operacionais de doentes-padrão por médico, e a adequação pelo índice de cirurgia de cirurgia ambulatória, entre outros.
A classificação dos diversos hospitais participantes teve por base os grupos referência já constituídos pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) para efeitos de financiamento. No grupo do Hospital de Braga estão mais 7 hospitais do SNS.
O presidente da Comissão Executiva (CE) do hospital, João Ferreira, afirma que “é uma grande honra receber este prémio”. João Ferreira acrescenta ainda que este “é um prémio de todos os profissionais do Hospital de Braga que no seu dia-a-dia trabalham para garantir um melhor serviço à população que nos procura”.
O Hospital de Braga é referência para cerca de 1.2 milhões de pessoas dos distritos de Braga e Viana do Castelo. O hospital, de acordo com dados da ACSS, representa no SNS 4,1% das cirurgias; 3,5% das consultas médicas; 3,6% dos internamentos e 3,2% dos atendimentos dos Serviços de Urgência Hospitalar. Diariamente o Hospital de Braga realiza, em média, 88 cirurgias, 1822 consultas e atende mais de 530 pessoas no Serviço de Urgência.