O Hospital da Senhora da Oliveira (HSO) anunciou a implementação de sistema de internalização das análises clínicas, beneficiando 38 mil utentes. O projecto ronda os 82 mil euros comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.
Em comunicado, o HSO indica que “o projecto, financiado pelo Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS), tem como objectivo promover a integração de cuidados entre o ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] do Alto Ave e o HSOG, contemplando a colheita de amostras nas instalações de uma unidade funcional do ACES, realizadas por Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) do HSOG, para posterior processamento no laboratório do Hospital”.
O projecto pretende “dar uma resposta atempada aos utentes do ACES do Alto Ave e HSO, no que diz respeito à realização de análises clínicas, tendo por base uma comunicação e um trabalho interdisciplinar, valorizando a conceito de proximidade e humanização para com o utente”.
“A decisão da implementação deste novo projecto, não se encerra apenas nos benefícios que o mesmo traz para as instituições envolvidas, na verdade a consolidação desta nova medida permitirá ao utente diversas vantagens, nomeadamente na melhoria da acessibilidade aos locais de colheita, com maior rapidez, resultando em ganhos de eficiência e redução de custos, porque os utentes têm a oportunidade de fazer a colheita para análise no seu centro de saúde, tendo o médico de família acesso directo aos resultados”, lê-se no comunicado.
O investimento deste projecto ronda os 82 mil euros, sendo 85% do valor comparticipado por fundos no âmbito de elegibilidade de candidatura ao Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no SNS.