O Hospital Privado Braga Centro (HPBC) promove, no próximo dia 20, um rastreio gratuito ao aneurisma da aorta abdominal com o recurso a um ecodoppler, efectuado pela equipa cirurgia vascular, daquela unidade hospitalar, situada na rua do Raio, no centro da cidade.
O rastreio destina-se a homens com mais de 60 anos hipertensos ou fumadores/ex-fumadores ou com mais de 50 anos que tenham história positiva familiar de aneurisma da aorta abdominal, mulheres com mais de 65 anos fumadoras ou com mais de 60 anos que tenham história positiva familiar de aneurisma da aorta abdominal,
10.ª CAUSA DE MORTE NO MUNDO
“O Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) é uma doença arterial muito grave que, habitualmente, não apresenta quaisquer sintomas. Com efeito, a dilatação da aorta – a maior artéria do corpo humano – é lenta e progressiva, mais frequente em pessoas com mais de 65 anos e com maior incidência nos homens” explicam João Franklin Gonçalves, coordenador da equipa de cirurgia vascular, e João Pedro Gonçalves, cirurgião vascular, daquela unidade hospitalar do grupo Trofa Saúde.
“Se não for tratada a tempo, esta dilatação da artéria aorta evolui para uma rotura que, associada a uma hemorragia grave, pode resultar em morte súbita. Estima-se que esta doença arterial, progressiva e silenciosa, agravada com a idade e, sobretudo, pelos habituais fatores de risco cardiovascular, seja a 10.ª causa de morte em todo o mundo”, alertam.
O rastreio deve ser marcado pelo telefone 253149700, ou na recepção daquela unidade hospitalar privada.
FG (CP 1200)