O secretário de Estado do Ambiente considera que existe uma “necessidade real, premente e efectiva” de ligar as cidades de Braga e Guimarães, através do transporte público, mas considera “prematuro” avançar uma solução.
Hugo Pires reconheceu em declarações à Rádio Universitária do Minho a necessidade de ligar as duas cidades com transportes públicos que façam o percurso com rapidez, ao contrário do que acontece agora.
“Ambas terão um Bus Rapid Transit (BRT) e, no futuro, o que vai acontecer é que ambas se interligarão com transporte dedicado”, preconizou o governante. No entanto, considera “prematuro” falar de uma “uma solução que não está maturada e definida”.
À RUM, Pires assegurou ainda que “o Governo este disponível e empenhado em apostar em transporte público para diminuir as emissões de carbono”.
O membro do Governo, que acompanhava a delegação de eurodeputados do PS na visita à Universidade do Minho, reconheceu que a ligação entre as duas cidades é também importante para os estudantes que precisam de se deslocar entre os dois campus.