A tempestade Hugo obrigou a Protecção Civil a colocar o distrito de Braga está sob aviso amarelo até às 18 horas de sábado devido ao vento e queda de neve.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o vento, com rajadas de sudoeste, pode atingir os 80 quilómetros por hora no litoral e os 95 nas terras altas. Prevê-se que diminua de intensidade a partir do final da tarde de sábado.
Acima dos 600 a 800 metros de altitude está prevista queda de neve nas regiões do norte e centro, nomeadamente nas serras do Gerês, Marão, Alvão, Montemuro e Estrela.
Na costa ocidental, a agitação marítima pode levar a ondas com mais de quatro metros de altura, aumentando até seis metros a sul do cabo Raso. A norte do cabo, as ondas poderão atingir os 10 e os 12 metros, segundo o IPMA, que colocou o litoral do distrito de Braga e Viana do Castelo sob aviso laranja até ao final do dia de sábado.
A Protecção Civil recomenda medidas preventivas, como a limpeza dos sistemas de escoamento de águas, uma condução defensiva, reduzindo a velocidade, a adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes e placas, e a ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros.
FG (CP 1200)