O líder parlamentar do PSD não gostou das críticas do secretário-geral do PS, que afirmou que os socialistas sempre foram melhores a garantir a segurança dos portugueses. Por isso, contra-atacou com dados do Índice Global da Paz, mas que também não abonam muito a favor dos sociais-democratas.
Hugo Soares critica Pedro Nuno Santos e acusa os socialistas de perderem “a vergonha”. Em causa estão as palavras do secretário-geral socialista, que afirmou que o PS “sempre foi mais eficaz” do que o PSD a garantir a segurança dos portugueses.
“PNS é de gargalhada! Os socialistas perderam a vergonha! Não mudaremos de rumo”, escreveu o líder parlamentar do PSD, na rede social X.
Hugo Soares contraria as afirmações do líder socialista recorrendo aos dados do Relatório Anual do Instituto de Economia e Paz 2023, o Índice Global da Paz. O líder da bancada social-democrata nota que Portugal é o 7.º país mais pacífico do mundo e que desceu na tabela “pelo 3.º ano seguido”.
Se é certo que, em 2023, Portugal ocupava a sétima posição do ranking, descendo pelo terceiro ano consecutivo (depois de ter estado em 6.º lugar em 2022 e em 4.º lugar em 2021), Hugo Soares deixa de fora os dados mais recentes, do Índice Global da Paz 2024, em que Portugal voltou a ocupar a 7.ª posição.
Outro ponto referido pelo líder da bancada do PSD é que, no Índice Global da Paz de 2023, Portugal ocupava a “pior posição desde 2015”. Um dado que, contudo, não abona a favor do argumento dos sociais-democratas – uma vez que, nessa altura (quando Portugal estava em 11.º lugar), era precisamente um Executivo do PSD, o último governo de Passos Coelho, que estava no poder.
Desde então, sempre com executivos socialistas a governar, o país tem ocupado posições superiores, variando entre o 3.º e o 7.º lugar.