“Braga ganha outra dimensão no que diz respeito ao empreendedorismo social em colaboração com as instituições da sociedade civil e públicas, com a comunidade empresarial e, sobretudo, com as pessoas”, afirmou esta sexta-feira Ricardo Rio na inauguração do Human Power Hub.
O Human Power Hub é um projecto inovador de apoio à aceleração e incubação de ideias empreendedoras orientadas para o impacto social. Tutelado pela Fundação Bracara Augusta, este Centro de Inovação Social está centrado nas pessoas e vocacionado para projectos de base social que cumpram os objectivos de desenvolvimento sustentável.
Na cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado do Planeamento, José Mendes, o presidente da Câmara de Braga referiu que “nos últimos anos” a cidade tem procurado ser um “catalisador” de uma dimensão a que chama “quádrupla hélice”, ao envolver e comprometer nas mais diversas áreas da gestão municipal “os agentes mais relevantes em termos locais como as universidades, o tecido empresarial, passando pelos poderes públicos e pela generalidade dos cidadãos”.
“Esse tem sido o segredo do nosso sucesso, que é conseguirmos partilhar uma visão comum e alicerçada numa estratégia em que todos assumem uma responsabilidade”, vincou.
“Queremos que Braga seja continuamente referenciada como um território de inovação, de pujança económica, de crescimento e de oportunidades. Mas queremos que isso seja devidamente balanceado com o este compromisso com a qualidade de vida, com o bem-estar dos cidadãos e onde ninguém se sinta excluído”, esta a estratégia municipal definida por Ricardo Rio.
Desde 2019 foram desenvolvidas no Human Power Hub 2800 acções e 70 iniciativas de impacto social, incluindo já a incubação de vários projectos.