A PSP desencadeou, na quinta-feira, uma operação direccionada para o tráfico de droga, que resultou na detenção de seis pessoas, em Leiria, entre elas dois idosos de 76 e 77 anos.
Em comunicado, esta sexta-feira, a PSP explica que a operação, designada Código, é resultado de uma investigação realizada ao longo dos últimos meses.
Foram detidos em flagrante quatro homens, com idades compreendidas entre os 33 e os 60 anos, “no momento em que efectuavam uma transacção de produto estupefaciente no concelho de Porto de Mós”.
Foram ainda detidos fora de flagrante delito um homem com 77 anos e uma mulher, com 76. No âmbito da operação foram ainda constituídas arguidas três mulheres, entre os 16 anos e 41 anos de idade.
A PSP efectuou três buscas domiciliárias e nove buscas não domiciliárias, “sendo estas maioritariamente a veículos da pertença/utilização dos suspeitos nesta actividade ilícita”.
Em consequência das referidas buscas, a força de segurança apreendeu 37 620 euros em numerário, 245,72 gramas de cocaína (equivalente a 1228 doses), 95,96 gramas de produto de corte, duas armas de fogo (revólver e caçadeira), 15 cartuchos, duas réplicas de arma de fogo (revólveres), três balanças de precisão, quatro viaturas ligeiras, dois motociclos, vários telemóveis e vários objectos relacionados com a actividade investigada.
Os suspeitos, “ao longo dos últimos meses, dedicavam-se à venda de droga na zona urbana da cidade de Leiria, bem como, nas localidades limítrofes”. O pagamento do referido produto, por parte dos consumidores, “era maioritariamente efectuado através do envio de códigos da aplicação ‘MbWay’, que permitia aos suspeitos proceder ao levantamento imediato das quantias monetárias envolvidas numa qualquer ATM”.
A caçadeira apreendida tinha sido “furtada no ano de 2023, no concelho de Alcobaça, tendo posteriormente sido alterada através do corte dos canos e coronha, transformando-a assim numa ‘caçadeira de canos serrados'”.
Os seis detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial.