A Arquidiocese de Braga associou-se ao evento ‘Noite Branca’, promovido pela autarquia de 2 a 4 de Setembro, encerrando a edição de 2016 com um concerto de sinos em diversas igrejas. A Arquidiocese promove também várias visitas guiadas e actividades para crianças.
O concerto de sinos ‘Bracara Augusta’ do músico e compositor espanhol LLorenç Barber, conta com a direção musical de Montserrat Palácios, e pretende sublinhar a união entre “música, arte e cultura” que caracteriza a programação do evento.
A Arquidiocese de Braga, na sua página na internet, destaca que para além dos concertos de sinos em várias igrejas a Igreja associa-se à festa com entradas gratuitas na Sé Catedral, no Mosteiro de Tibães e no Museu Pio XII, promove visitas guiadas e atividades para as crianças.
Assim, entre 2 a 4, a entrada no Mosteiro de Tibães é livre e são promovidas diversas iniciativas como a ‘A cerca, vista à Lupa!’, uma visita nocturna à cerca do mosteiro, “À Descoberta da Natureza”.
Classificado como Imóvel de Interesse Público em 1944, o mosteiro de observância beneditina, fundado nos finais do século XI em Tibães, apresenta também ‘Morcegos no Mosteiro’, uma visita nocturna ao desconhecido e o teatro de marionetas ‘Há monges no Mosteiro’.
Já o Museu Pio XII também tem entrada livre durante os três dias do evento e promove visitas gratuitas (15, 17 e 21 horas).Nos dias 2 e 3 dinamiza workshops para crianças e famílias, “limitados a 15 pessoas por visita”, e um ateliê de pintura com o pintor José de Faria.
A Sé de Braga oferece aos participantes da Noite Branca a visita livre e gratuita à igreja (dia 2 entre as 18 e as 22 horas, dia 3 das 18 às 24 horas), e aos claustros e guia os visitantes pela sacristia, Sala Capitular e Coro Alto em ‘Os espaços do Cabido’ ((dia 2 às 19 horas e dia 3 às 17 horas).
A pensar nas crianças vai ser promovida a atividade ‘Os espaços da Sé de Braga vistos pelos mais pequenos’ com a realização de jogos didáticos, às 15h horas do dia 3.
FG (CP 1200)