Em dia de festa, pela comemoração dos 25 anos da elevação do Gerês a vila, o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, anunciou que a partir da próxima terça-feira a autarquia vai “reforçar” a iluminação pública da vila, “com a colocação de mais 14 projectores e duas luminárias”. Numa segunda fase, após a época termal, serão colocados mais dez candeeiros.
Esta era, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Vilar da Veiga, Vítor Mendes, uma “correcção” que era necessário fazer, depois de a mudança das lâmpadas tradicionais para os LED, no âmbito de um programa de eficiência energética, “ter deixado a vila com pouca iluminação”.
As comemorações das ‘Bodas de Prata’ do ‘Gerês vila’ iniciaram com a entrada da Banda de Música de Carvalheira, num momento que antecedeu o acto de hastear da bandeira, ao som do hino do Gerês, interpretado pela Banda.
Seguiu-se uma missa solene, na capela de Santa Eufémia, em memória dos geresianos e amigos do Gerês já falecidos.
A Junta de Freguesia vai também homenagear Agostinho Moura, que, enquanto deputado na Assembleia da República, «”oi quem teve a iniciativa e liderou o processo” de elevação do Gerês a vila, explicou Vítor Mendes.
Ricardo Reis Costa (TP 2298)